• background

    A NR12 pode transformar a sua indústria.

  • background
    image
  • background
    image

Descomplicamos a NR 12!
Aplicamos a norma de uma
forma que você nunca viu!

Somos uma equipe de consultores especialistas em NR 12. Nosso time conta com um grupo de engenheiros mecânicos, de segurança do trabalho e eletricistas. Possuímos um profissional específico para cada etapa da NR 12. Segregamos as etapas e as delegamos para um profissional que atenda às necessidades de sua empresa.

RECEBA INFORMAÇÕES E NOVIDADES SOBRE A NR 12

Nosso propósito, nosso DNA, está na capacidade de resolverpor completo o problema do nosso cliente.

COMPROMISSO COM ENTIDADES NACIONAIS
  • background

    “Qualidade, competência
    e responsabilidade”

    Cândida Cervieri
    Diretora Executiva da Abimóvel

    A Office NR desenvolve um trabalho em parceria com a ABIMÓVEL no que diz respeito à aplicação da NR 12 em empresas fabricantes de móveis ou de processamento de madeira. Este trabalho é direcionado para a realização de consultoria, palestras, treinamentos e eventos técnicos, sendo que a Office NR atua de forma técnica na elaboração do anexo da NR 12 referente ao Setor Moveleiro.

Image

MAYKELL KREISSIG
Diretor

Engenheiro mecânico e de segurança do trabalho formado na Universidade Católica de Santa Catarina e integrante do grupo de elaboração do Anexo Moveleiro da Abimóvel. Também é diretor da Office NR desde 2014, tendo amplo know-how na implementação de normas técnicas em empresas

NOSSA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
PARCEIROS E CLIENTES

NR 12 é segurança, segurança é para pessoas e pessoas são o foco do que fazemos Esse é nosso DNA.

A Office NR possui um corpo técnico capacitado e legalmente habilitado para auxiliar sua empresa em assuntos relacionados à NR 12, tratando as demandas de cada cliente com seriedade, responsabilidade ética e comprometimento.

Nosso trabalho é realizado de forma transparente, de acordo com as normas nacionais e internacionais vigentes, prezando pela qualidade nos serviços prestados.

Atendemos às demandas e necessidades de clientes de diversos setores, em empresas de pequeno, médio e grande porte, prezando pela cordialidade e assertividade nas ações implementadas.

O serviço prestado pela equipe técnica Office NR possui uma vasta área de aplicação, desde orientações nos projetos de fabricação de máquinas adequadas à NR 12, passando por inventário de máquinas, apreciação de riscos, projetos de adequação de máquinas e equipamentos ao longo de sua vida útil, elaboração de procedimentos de segurança, defesas técnicas junto aos órgãos fiscalizadores, processos de desinterdição de máquinas e suporte no cumprimento de Termos de Ajuste de Conduta – TAC.

A atuação da equipe técnica Office NR é norteada pela credibilidade de mais de 7 anos de experiência, desenvolvendo soluções em projetos e adequações, voltadas a implementar e manter a segurança das máquinas e dos equipamentos, e principalmente a saúde e integridade física dos trabalhadores.

image

Projetos de adequação

O processo de adequação de cada máquina é realizado a partir de um projeto de adequação. Este projeto é elaborado de acordo com as especificações e orientações legais, contidas na NR 12 em normas técnicas nacionais e internacionais.

Após a finalização da adequação, é elaborado o Laudo Técnico de Adequação, com identificação da máquina, especificações dos sistemas de segurança instalados, certificação dos componentes de segurança e referencial normativo utilizado no desenvolvimento dos projetos.

Neste Laudo Técnico de adequação, é inserido um memorial fotográfico da máquina e a indicação dos sistemas de segurança e dispositivos instalados. Estes sistemas e dispositivos são utilizados para melhorar as condições de segurança do trabalho com a máquina, assegurando a manutenção da saúde e integridade física dos trabalhadores e a produtividade do processo.

O Laudo Técnico de Adequação possui como anexo a ART de conformidade técnica com a NR 12.

image

Procedimentos de segurança

Adicionalmente à instalação de sistemas de segurança em máquinas e equipamentos, há necessidade de implementação de programas de gestão de segurança do trabalho.

Estes programas de gestão são considerados medidas administrativas e são fundamentais na difusão de conhecimentos e orientações de segurança em todas as intervenções realizadas em máquinas e equipamentos.

Uma etapa desta gestão de segurança é a elaboração de procedimentos de segurança para operação, manutenção, inspeção, ajustes e limpeza. Estes procedimentos são focados em itens de segurança e podem ser complementados com itens relacionados às demais intervenções, dependendo da necessidade dos clientes.

image

Rotinas de segurança

A segurança técnica e jurídica no final da adequação tem fundamental importância na conclusão dos projetos. São estabelecidas condicionantes operacionais, de manutenção, inspeção e limpeza, detalhando e orientando as ações que o operador/trabalhador deve realizar (o que deve ou não fazer).

image

Treinamentos e capacitação

Ao longo do processo de adequação, são realizados treinamentos para capacitação e conscientização dos trabalhadores envolvidos em trabalhos com máquinas e equipamentos.

Esta capacitação ocorre de forma a orientar os trabalhadores quanto à NR 12, perigos, riscos, medidas de proteção e demais itens de segurança necessários para que as atividades em máquinas e equipamentos ocorram de forma integrada à manutenção da saúde, segurança e integridade física.

image

Assessoria técnica

Esta atividade consiste na elaboração de quesitos e pareceres técnicos para perícias, elaboração de impugnações técnicas de laudos e acompanhamento de perícias técnicas, dependendo das necessidades de cada caso.

A assessoria técnica tem como objetivo, prestar suporte técnicoem relação à NR 12 de acordo com as particularidades de cada cliente, tendo em vista a resolução de questionamentos provenientes de Auditores-Fiscais do Trabalho (AFT), Ministério Público do Trabalho, ou outros órgãos fiscalizadores relacionados à segurança do trabalho.

image

Consultoria técnica para fabricantes de máquinas

A consultoria técnica para fabricante de máquinas é direcionada à orientação técnica específica para o atendimento da legislação relacionada à segurança de máquinas. As orientações para fabricação de máquinas que serão utilizadas no Brasil seguem os requisitos estabelecidos pela NR 12 e demais normas técnicas complementares, e as orientações para fabricação de máquinas que são exportadas, seguem as normas aplicáveis em cada país.

Dentre as orientações, podemos listar apreciação dos riscos, orientações no que diz respeito à redundância e determinação da classe de segurança exigida para o produto, definição de sistemas de segurança, emissão de ARTs, elaboração de manuais e procedimentos de segurança, além de treinamentos.

background